quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fatores que afetam o estado de equilíbrio

Fatores que afetam o estado de equilíbrio

 A concentração de oxigênio dissolvido em um copo de água qualquer é controlada por vários tores,sendo um deles a solubilidade do oxigênio em água. A solubilidade do OD na água, como para outras moléculas de gases apolares com interação intermolecular fraca com água, é pequena devido à características polar da molécula de água.
 Um fator importante no controle da solubilidade do O2 na água é  temperatura, como a solubilidade dos gases em água diminui com a elevação da temperatura, a quantidade de oxigênio que se dissolve a 0ºc (14,2  mg. L -1) é mais do que o dobro da que se dissolve a 35ºc (7,0 mg. L-1). Desse modo, águas de rios ou lagos aquecidas artificialmente com resultado da poluição térmica contêm menos OD. Nas condições naturais de um sistema aquático não poluído, o material mais habitualmente oxidado pelo oxigênio dissolvido na água é a matéria orgânica de origem biológica com a procedente de plantas mortas e restos de animais.
  Ao dissolvermos completamente um comprimido de antiácido efervescente em água, forma-se um sistema em equilíbrio, envolvendo-se os componentes da fórmula desse medicamento: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico e ácido acetilsalicílico. Podemos dizer que houve favorecimento do equilíbrio no sentido da formação do gás. Isso quer dizer que o equilíbrio formado após a dissolução do comprimido foi perturbado. A resposta do equilíbrio foi no sentido de repor os íons OH- que reagiram com o ácido. Ao repor esse íons, formou-se mais H2 CO3; como sua concentração aumentou, houve maior decomposição e, consequentemente, se produziu mais CO2. Esse fenômeno, observado nos sistemas em equilíbrio, favorecendo no sentido de compensar a modificação imposta, é chamada de princípio de Le Châtelier.
Le Châtelier

É importante considerar-se a pressão de um sistema em equilíbrio somente quando estão presentes substâncias no estado gasoso. Praticamente não há favorecimento do equilíbrio em nenhum sentido quando se altera a pressão de um equilíbrio envolvendo apenas sólidos e líquidos.
 Nos sistemas homogêneos, isso também é observado, o aumento da pressão faz com que o equilíbrio seja favorecido no sentido em que há o menor número de moléculas no estado gasoso.
 A influência da temperatura nos equilíbrios, vamos considerar a equação termoquímica que os representa. N2 (g) + 3H2 (g) = 2 NH3 (g) + 46J a formação do produto é aumentada quando há o abaixamento da temperatura. Como a energia é um produto da reação, ela esta sendo retirada, com o resfriamento, e o equilíbrio deve compensar esse efeito favorecendo a reação no sentido dos produtos.
 Os catalisadores são reagentes que aumentam as velocidades das reações químicas porque modificam seus mecanismos e as energias de ativação, por esse motivo, os catalisadores não alteram o rendimento,mas permitem que essa situação seja atingida mais rapidamente.
 No organismo humano ocorrem inúmeras reações químicas, que geralmente se processam em determinada faixa de temperatura, PH concentração dos reagentes. O suco gástrico apresenta normalmente PH em torno de 2. Esse caráter fortemente ácido deve-se à presença de ácido clorídrico (Hcl), que, dentre outras funções no estômago, é necessário para a ação da pepsina-enzema que atua na digestão de proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário